domingo, 16 de agosto de 2009

O Mar Morto.

.
Ontem estava assistindo um programa de viagens na Televisão no qual o apresentador fazia uma viagem por Israel. Essa prática comum do sábado à noite me trouxe a idéia de escrever sobre esse interessantíssimo país aqui no Blog. Para tal, começarei falando sobre o Mar Morto, local ocupante de parte do Estado Israelense, visitado no programa de ontem.
O Mar Morto possui uma série de características e curiosidades que o tornam um local de estudo muito interessante para geografia, dada a sua singularidade em relação aos demais mares e oceanos do planeta Terra. Ele também foi conhecido como lago Asfaltite, nome dado pelos antigos, que acreditavam no surgimento do mar após uma erupção vulcânica a qual, segundo a Bíblia, foi responsável também pela destruição de Sodoma e Gomorra. Tal denominação nada tem a ver com o nome atual, que se dá devido à alta salinidade do mar, com cerca de 300 gramas de sais para cada litro de água, dez vezes mais que a dos demais oceanos da Terra, impedindo assim o desenvolvimento de qualquer tipo de vida animal em suas águas. Essa característica confere ao mar uma curiosidade muito interessante, pois sua extraordinária densidade permite a qualquer pessoa flutuar sem esforço em sua superfície, trazendo assim muitos turistas de todo o mundo para conferir de perto essa inusitada propriedade do mar.
Geograficamente, o Mar Morto se localiza no Oriente Médio, entre as colinas da Judéia e os planaltos da Transjordânia, ocupando a região interior da Palestina e banhando também a Jordânia, Israel e Cisjordânia. A península de al-Lisan divide o lago em duas bacias: a maior, ao norte, compreende quase três quartos da superfície total e tem profundidade máxima de 400m; a outra tem profundidade média de apenas três metros, sendo esta apropriada para banhistas. Na verdade, o Mar Morto é um lago tectônico salgado, de formato estreito e alongado, possuindo 82 quilômetros de comprimento e 18 de largura. Ele está a 392 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo e 417 metros sob o nível do mar, sendo assim a maior depressão das terras emersas do planeta. Do ponto de vista climático, está numa região subtropical e semi-árida, com verões de altas temperaturas e muito secos, que conferem ao local caráter praticamente desértico.
O Mar é alimentado principalmente pelo rio Jordão, mas a excessiva exploração da água doce desse afluente contribui incisivamente para a perda de suas águas do no decorrer dos anos, principalmente no século XX. Nos últimos 50 anos, estima-se que o Mar Morto já tenha reduzido um terço da sua superfície original. Existe por isso uma parceria entre Israel e Jordânia para salvar o local, planejando construir um enorme canal que desvia a água do mar Vermelho para o Mar Morto. Esse projeto possui o nome simbólico de "canal da paz", pelo fato dessa região ser frequentemente abalada por diversos conflitos políticos e ideológicos. De acordo com estimativas atuais, a construção levaria cerca de nove anos e custaria cerca de US$ 5 bilhões.
Fica aqui uma dica de estudo não só para nós, geógrafos. Pela sua singularidade, o assunto pode cair em qualquer prova de vestibular. Para quem não está estudando, é um ótimo roteiro de turismo alternativo.