terça-feira, 4 de agosto de 2009

O que é paisagem?

.
É comum confundir o conceito de paisagem com o de beleza natural. A grande massa considera paisagem aquilo que nós, geógrafos, preferimos chamar de paisagem natural, que é aquela pouco alterada pelo homem, gerada preponderantemente por elementos naturais como o clima, relevo, vegetação, pedologia, entre outros. Mas paisagem não é só aquilo de belo ou de natural que o planeta Terra possui. Em termos práticos esclareço que nem toda paisagem é bonita ou mostra a natureza virgem, intocada ou pouco modificada pela sociedade humana. Todos os elementos formadores do espaço geográfico, sejam eles de origem natural ou antrópica, são constituintes e relevantes na formação das paisagens.

Existem portanto dois tipos de paisagens: as naturais e as humanizadas. Estas interagem entre si, formando extratos geográficos totalmente distintos, que revelam os aspectos naturais e humanos das regiões.

As paisagens naturais revelam as dinâmicas da natureza em escala regional e mundial. Algumas dessas constatações são muito simples como, por exemplo, a conclusão de como seria essa dinâmica numa paisagem desértica, pela escassez de vegetação, aspecto extremamente seco e pouca intervenção humana, ou uma paisagem polar, pela vegetação também escassa de tundra e o aspecto esbranquiçado de sua fotografia natural abundantemente formada por gelo e neve.
Outros tipos de paisagem já não se apresentam de maneira tão conclusiva para aqueles que não têm o mínimo de conhecimento geográfico, pois carregam evidências geográficas dos aspectos naturais bem menos acentuadas, por apresentarem climas mais amenos que não possuem características tão marcantes, além de já terem sofrido mais intervenção humana devido à maior facilidade de adaptação do homem nessas regiões. Características como essas são observadas em sua maioria nas regiões tropicais e temperadas do planeta.

As paisagens humanizadas obviamente já foram naturais, mas hoje, em sua maioria, apresentam aspecto predominantemente urbano. Com o tempo, esses lugares foram sofrendo intervenções resultantes das dinâmicas sociais dos povos que neles habitam. Essas intervenções se evidenciam pelo desmatamento de florestas, impermeabilização dos solos, mudanças nas formas de relevo geradas por obras de aplainamento, retificação e canalização de rios, além da poluição e das mudanças climáticas em micro-escala, como a inversão térmica, as ilhas de calor e as chuvas ácidas. Essas paisagens curiosamente são também reveladoras de fatores naturais, principalmente nas construções que geralmente se adaptam ao tipo clima da região. De qualquer forma, é possível afirmar que quanto mais humana, menos natural é a paisagem, apesar de apresentar sempre evidências desses dois aspectos.
.
Para os que estudam os fenômenos que ocorrem na formação do espaço geográfico, as paisagens funcionam como um valioso instrumento de observação, reveladoras de dinâmicas sociais e naturais, mostrando aos que estudam geografia a importância do trabalho de campo na construção do conhecimento geográfico.